Vereadores cobram ação do Executivo

População reclama e Legislativo busca soluções para questões precárias no município

Na segunda reunião ordinária de 2011, o novo Coordenador de Infraestrutura da prefeitura, Pastor Lenaldo Marcelo, apresentou um plano de ação da Secretaria de Obras para ser cumprido pela Prefeitura, prevendo ações imediatas e de médio prazo para solucionar problemas importantes do município.
De imediato, seria feito um levantamento de problemas e pendências em todo município e um estudo para reestruturação e readequação dos servidores municipais. Além disso, seria realizada uma operação tapa-buracos nas ruas do município e também dos distritos de Monte Verde e São Mateus, com asfalto que, segundo ele, já estava licitado e disponível.
Dentre as metas estava previsto que a partir de março, assim que as chuvas parassem, seria realizada a 1ª etapa da Pavimentação com bloquete das ruas da Vila da Fonte em Monte Verde com recursos de convenio com SETOP e parte dos recursos do Município.
Para o início do período de chuvas, falou que seria criada uma força-tarefa para recuperação das estradas e ruas de terra na zona rural, e para início em Maio, a criação de uma força tarefa para recuperação das estradas e ruas de terra de Monte Verde.
O Coordenador também afirmou que já estava entrando em licitação, naquela data (fevereiro) as seguintes obras:
Conclusão da pavimentação das ruas do Bairro Quedas Verdes; Pavimentação da Rua UBS do Bairro Cruzeiro; Ponte Trevo Norte com previsão de inauguração em 20/07/2011; 2ª etapa da pavimentação com bloquete das ruas da Vila da Fonte em Monte Verde com recursos de convenio com SETOP e parte dos recursos do Município; Construção do portal de entrada das pedras, reforma do prédio IEF e restauração das trilhas de Monte Verde, com recursos de convênio e do Município; Construção do Mirante na estrada para Monte Verde, com recursos de convênio e do Município (o terreno ainda está sendo negociado para entrar em licitação); Construção de Creche em Monte Verde, com recursos de convênio e do Município; 2ª etapa da pavimentação com bloquete das ruas de São Matheus com recursos de convenio com SETOP e parte dos recursos do Município; construção da quadra coberta no Distrito de São Matheus, com recursos de convênio e do Município.
E ainda disse que estava apenas aguardando liberação pela CEF de recursos de convênios firmados: do Tratamento de Esgoto dos Bairros: Emboabas, Melhoramentos, Bom Jardim, São Matheus e Camanducainha; cobertura da quadra da Escola Prof. Dr. Onofre Vargas; aterro Sanitário, parte de recursos de convênio e parte de recursos do município; construção de Biblioteca em Monte Verde com recursos de convênio; revitalização da Avenida Monte Verde, com recursos de convênio e do Município; reforma da UBS do Posto de Saúde de Monte Verde, com recursos de convênio e do município (aguardando liberação para licitar).
No mesmo relatório apresentado na Câmara também havia a confirmação de que já estavam em execução as seguintes obras:
Academia no Poliesportivo utilizando parte de recursos de convênio do SEEJ e parte com recursos do Município; farmácia Popular com recursos de convênio; CRAS com recursos de convênio e do município; construção Unidade Básica de Saúde em Monte Verde; construção de muros e redes de água na escola do Distrito de São Matheus. E ainda a previsão da conclusão da obra da rodoviária com previsão de inauguração em 20/07/2011.
Pastor Marcelo concluiu que estava aguardando a concretização de algumas questões burocráticas para outras obras, como a suplementação de verbas para readequar a Praça do Bosque usando parte de recursos de convênio com SETOP e parte com recursos próprios do município; aguardando a COPASA enviar cronograma de obras para conclusão do sistema de captação e tratamento de Esgotos de Monte Verde; aguardando liberação S.E.E. para a cobertura do Pátio da Escola Karlis Kempis de Monte Verde com recursos de convênio e do município; e finalmente, aguardando cronograma para se fazer a recuperação das estradas e ruas de terra de São Matheus.
Todas estas questões foram apresentadas pelo Coordenador aos vereadores em um Plano de Trabalho, relatório que se encontra à disposição de todos na secretaria da Câmara. Pastor Marcelo se comprometeu a cumpri-lo à risca. Porém, algumas destas metas já estão com seus prazos (que foram apresentados pelo próprio coordenador), ultrapassados. Por isso os vereadores convocaram novamente o coordenador, na reunião ordinária do dia 07 de abril, para fazer esclarecimentos em relação ao cumprimento desse Plano de Trabalho. Pastor Marcelo estará presente na próxima reunião de comissões, a se realizar no dia 12 de abril. Os vereadores e a população aguardam ansiosamente para que essas obras e ações saiam o quanto antes do papel.