Primeira reunião de abril é destaque na Tribuna Livre

Em 07 de abril, no Plenário da Câmara de Camanducaia foi realizada a 5ª Reunião ordinária do Legislativo Municipal.
Para fazer uso da Tribuna Livre estiveram presentes o proprietário da Empresa Nitron, José Luiz Soreano, o Secretário Municipal de Turismo, Francisco Morarotto e o Comandante da Polícia Militar de Camanducaia, Monte Verde e Itapeva, o Segundo Tenente Ricardo Vieira da Conceição.
O empresário Luiz Soreano esclareceu sobre a real situação da empresa atualmente, já que surgiram muitos boatos até de um fechamento da mesma. Disse que na verdade a empresa passou por sérias dificuldades em função dos prejuízos sofridos em decorrência das enchentes e pela grande mudança de mercado no sistema de telefonia, principal produto da empresa.
Também afirmou que com muito esforço tem conseguido contornar a situação, e que para isso foi necessário dispensar muitos funcionários. Porém, todos receberam seus direitos, sendo que muitos deles já foram recontratados, e hoje a empresa, após ter pago suas dívidas e ter mudado para outros locais, está gradativamente se recuperando. Sr. Luiz concluiu reafirmando que pretende se restabelecer e voltar a ser uma das maiores empregadoras do município.
O Secretário de Turismo, Francisco Morarotto, Chicão, falou sobre o Projeto nº 1812/2011, que disciplina as permissões administrativas para realização do serviço de quadriciclos, veículos 4 x 4, jipes, caminhões, trenzinhos, buggys, gaiolas e outros veículos tração animal ou animais, turismo no município. O projeto entrou em tramitação nessa reunião, com um pedido de urgência da administração municipal, que foi rejeitado em plenário.

-

De acordo com o Secretário, o projeto é uma medida para legalizar tais serviços em Monte Verde e que a idéia é criar, a partir desta Lei, uma associação para administrar e fiscalizar esta prestação de serviços. Disse ainda que, a maioria dos interessados já se reuniu para discutir as questões.
Os vereadores não acataram o pedido de urgência com relação a este Projeto, pois entenderam que o trâmite normal irá dar mais tempo aos vereadores para analisar todos os artigos com calma, já que é um projeto que envolve muitas questões importantes para o distrito de Monte Verde.
Já o Tenente Vieira se apresentou formalmente aos vereadores e falou de sua experiência profissional e perspectiva de trabalho. Disse que alguns projetos e formas de trabalho desenvolvidos em sua passagem por Belo Horizonte podem ser adaptados e implantados em Camanducaia. Afirmou também que algumas coisas irão mudar no comando da PM, pois cada comandante tem uma forma de trabalho e que, pelo que tem observado, um dos maiores problemas do município é a falta de respeito com as Leis de trânsito. Concluiu agradecendo pela acolhida que recebeu e se colocando à disposição da comunidade.
Os vereadores encerraram a reunião entendendo que a mesma foi de muita importância, pois além da Tribuna Livre, temas e projetos de grande interesse público foram debatidos, e na presença de pessoas sérias que se preocupam com o bem estar da comunidade.