Atendimentos do CAC Camanducaia foram intensificados durante a pandemia

04/06/2020 às 13:35

Desde o início da pandemia o Centro de Atendimento ao Cidadão - CAC de Camanducaia vem trabalhando efetivamente para atender à população.

Além dos serviços que já disponibiliza normalmente, neste período, os atendimentos em sua maioria foram de requerimentos, consultas e orientações acerca do Auxílio Emergencial, que é o auxílio de R$600,00 (seiscentos reais), pago por três meses, pelo Governo Federal, a trabalhadores de baixa renda prejudicados pela pandemia do covid-19.

Entre os meses de abril e maio, a Casa do Cidadão realizou aproximadamente 750 atendimentos, em média 27 atendimentos por dia.

Em um balanço geral, houve cerca de 500 atendimentos para cadastros e consultas do auxílio emergencial, além dos demais atendimentos para serviços de INSS, inscrição e regularização de títulos eleitorais, alteração e atualização de CPF e auxílio ao cidadão para acesso ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, bem como para requerimentos de seguro desemprego, também realizados pelo aplicativo da CTPS Digital.

A Casa do Cidadão de Camanducaia – CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão é um extensão da Câmara Municipal que oferece serviços gratuitos à população como PROCON, Elaboração de 1ª e 2ª vias de CPF, Agendamentos para 1ª e 2ª vias de RG, Serviços relacionados à INSS, Orientações jurídicas, Requerimento de certidões de nascimento, casamento, óbito e demais certidões em todo território Nacional, tais como de antecedentes criminais, Serviços do Ministério do Trabalhos – confecção de Carteira de Trabalho, Serviços da Junta Militar – Alistamento, Elaboração de Currículo, Dentre outros serviços.

Além desses serviços, está instalado, em suas dependências, o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) que é um braço do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais destinado à conciliação e a mediação que são métodos consensuais de solução de conflitos nos quais as próprias partes são incentivadas a resolver seus conflitos de forma autônoma e harmônica com o auxílio do conciliador ou do mediador, pessoa capacitada e neutra que orienta os envolvidos buscando construir em conjunto alternativas para o problema.

O CAC Camanducaia fica na Pça. Cel. Orestes Nóbrega, 60 – telefone contato (35) 3433-1954