Adiamento das Eleições Municipais 2020

02/07/2020 às 12:11

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, dia 01 de julho, a Proposta de Emenda à Constituição - PEC nº 18/2020, que adia as datas das eleições Municipais deste ano.

De acordo com o novo calendário, o primeiro turno das eleições foi adiado para 15 de novembro e o segundo para o dia 29 de novembro.

Além de adiar as eleições, a PEC estabelece novas datas para algumas etapas do processo eleitoral de 2020. Pelo texto, as convenções partidárias para a escolha de candidatos e deliberação sobre coligações devem ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. O registro de candidaturas deve acontecer até 26 de setembro, e o início da propaganda eleitoral, inclusive na internet, após 26 de setembro, entre outras datas especificadas.

Já a prestação de contas dos candidatos (relativas ao primeiro e ao segundo turnos) deve ser apresentada até 15 de dezembro à Justiça Eleitoral, que, por sua vez, deverá publicar a decisão dos julgamentos até o dia 12 de fevereiro de 2021.

A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 18 de dezembro em todo o país. A data da posse dos eleitos (1º de janeiro de 2021) permanece inalterada.