Vereadores de Camanducaia realizam segunda reunião ordinária

04/02/2021 às 21:31

Nesta quinta-feira, 04 de fevereiro foi realizada na Câmara Municipal de Camanducaia a segunda reunião ordinária do mandato 2021/2024.

A reunião contou com a presença da Mesa Diretora, com seu presidente Leandro Lopes de Toledo, do vice-presidente Edivaldo Batista Marques, primeiro secretário Silvio Cristovam de Souza, segundo secretário Waldeci de Góes Maciel e demais vereadores Carlos Cesar Teodoro de Azevedo, José Ailton dos Santos Souza, José Anderson Marinho, José Antônio dos Santos, Marciano Aparecido da Silva, Rivaildo Benedito de Souza Santos e Sergio Onofre de Moraes Terra Vargas Junior.

Os trabalhos deram início após a verificação do quórum regimental, tendo na sequência a leitura de um pequeno trecho da bíblia pelo vereador Edivaldo Batista Marques e do Preâmbulo do Regimento Interno pelo vereador Waldeci de Góes Maciel, e apresentação e aprovação da Ata da reunião do dia 14 de janeiro.

Nesta reunião, também foi entregue o Título de Ordem da Gratidão Coletiva a Sra Marta Aparecida de Siqueira Gonçalves, título concedido em 2020, e que a mesma não pode comparecer para recebe-lo na ocasião.

Em seguida foi lido pelo primeiro secretário os ofícios e correspondências recebidas do Executivo e de Terceiros. Entre eles, oficio do Gabinete do prefeito solicitando a indicação de vereadores para a formação dos Conselhos:  Municipal de Meio Ambiente (Vereadores Leandro e Zico), Unidade Gestora do Projeto Guardião das Águas (Vereadores Carlinho do Esporte e Vail), Conselho Municipal de Saneamento Básico( Vereador Serginho e Eidi ), Conselho Gestor do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Vereadores Silvinho  e Ailton ) e Conselho Municipal de Turismo – COMTUR (Vereadores José Anderson e Zico).

Também Ofício em resposta a requerimentos enviados ao Executivo pelos vereadores: Edivaldo Batista Marques, Sergio Onofre de Moraes Terra Vargas Junior, Carlos Cesar Teodoro de  Azevedo, José Ailton dos Santos Souza, Silvio Cristovam de Souza, José Anderson Marinho e Leandro Lopes de Toledo.

Foram apresentadas nesta reunião, vários requerimentos de iniciativa dos vereadores ao Executivo, e ainda Moções de Pesar pelos vereadores Edivaldo Batista Marques, Sergio Onofre de Moraes Terra Vargas Junior, Leandro Lopes de Toledo e Carlos Cesar Teodoro de Azevedo. Todos aprovados por unanimidade.

Na Tribuna Livre, fez uso da Palavra, o Sr Eduardo de Martino, que questionou a questão do transporte de aplicativos no município e sua ilegalidade, pedindo um apoio do Legislativo para preservar os profissionais que são regulamentados como os taxistas. Em resposta o líder do governo, vereador Serginho, disse que essa questão acontece em quase todos os municípios, e que em Camanducaia necessita desta regulamentação, então, o que pode ser feito é reunir esses trabalhadores que oferecem estes serviços e verificar se são inscritos em algum aplicativo, se não, regulamentar para que não apenas eles se inscreva, mas também os taxistas que queiram disponibilizar o serviço.

Ainda na Tribuna Livre, fez uso da palavra o Sr Eduardo Henrique Amaral, que falou sobre a questão do encerramento do EJA (Ensino para Jovens e Adultos) Municipal. Segundo Eduardo, a justificativa do Executivo para este encerramento é que já existe um sistema do estado no município que realiza a mesma função, através do CESEC. Eduardo, que é professor da rede pública há anos e já foi Secretário de Educação, defendeu a permanência do EJA, pois o papel do EJA não é apenas ensinar gramática ou outras disciplinas, mas que tem um papel social junto aos acolhidos e propõe a união entre Estado e Município. Serginho respondeu que o EJA não acabou, apenas foi remanejado do município para o Estado e que ele confia que as ações serão as mesmas que sempre foram realizadas junto a este público.

Na terceira parte da reunião, foi concedida a palavra aos vereadores, para falar sobre assuntos de interesse geral, e de assuntos e explicações sobre sua vereança.