Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02/04/2020 às 16:15 (Atualizado em 03/04/2020 às 09:25)

Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.

Em 2019 foi aprovado pelos vereadores de Camanducaia e sancionada pelo prefeito a Lei 2.287/2019, de iniciativa do Vereador Gilmar Pereira, que instituiu no Município de Camanducaia a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo”, a ser comemorada a partir do dia 02 de abril, na qual também é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, passando a mesa a integrar o calendário Oficial de Eventos do Município.

O Objetivo da Lei em questão foi propor diretrizes para o Poder Público Municipal se orientar na formulação e na realização de uma política pública voltada para esclarecer as necessidades dos portadores e fazer com que a população fique mais próximo da realidade do Autismo.  A proposta do vereador é ampliar as discussões sobre o assunto, tanto do ponto de vista da medicina quanto do social, buscando cada vez mais amenizar os sofrimentos de quem possui a doença e das pessoas que direta ou indiretamente convivem com elas.

Os transtornos do espectro autista (TEA), como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade.

Após o diagnóstico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.

As pessoas com autismo também podem ser acompanhados nos serviços especializados da saúde mental (RAPS), de acordo com suas demandas:

• Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diversas modalidades;
• Unidades Ambulatoriais Multiprofissionais (AMENT);
• Serviços residenciais terapêuticos;
• Unidades de Saúde Mental em Hospitais Gerais e Hospitais Psiquiátricos Especializados.