Parlamento Jovem de 2020 será concluído em 2021

16/07/2020 às 11:48

O Parlamento Jovem em Camanducaia, projeto de cidadania desenvolvido em mais de 100 municípios mineiros sob a coordenação estadual da Assembleia Legislativa de Minas, assim como os demais municípios mineiros, neste ano ficou seriamente comprometido pelas medidas de distanciamento social em função da COVID 19. Os encontros, palestras, plenárias e oficinas ficaram inviáveis de serem realizadas presencialmente. Por este motivo as coordenações municipais tentaram, na medida do possível, suprir estas atividades de forma virtual.

Em Camanducaia, a Câmara fez o lançamento do Projeto em março, com a palestra do Rafael Eduardo da Silva Carvalho, sobre o tema de 2020, “Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável”, e antes mesmo do início das oficinas, quando a pandemia começou, foi necessário buscar outras alternativas para que o Projeto não parasse.

Desde então, a coordenação municipal do projeto, através da Assessoria de comunicação da Câmara iniciou um processo de oficinas on-line, ao todo foram realizadas 10 oficinas, com assuntos pertinentes ao tema e subtemas.

Todas as oficinas foram enviadas atividades para os jovens desenvolverem, além de links de cursos online da Assembleia Legislativa de Minas e atividades oferecidas pelo próprio site da Escola do Legislativo.

Se o cronograma tivesse sido cumprido como deveria, o Projeto já deveria ter encerrado as plenárias municipais e os jovens estariam se preparando para as plenárias regionais e estadual.

Com todos estes obstáculos e muitas dificuldades para que todos os jovens envolvidos no Projeto fossem alcançados, Camanducaia conseguiu chegar até a etapa que antecede as propostas.

Nesta semana a coordenação Estadual deu um retorno sobre como será desenvolvido o Projeto diante de tantas restrições.

O Projeto será dado continuidade, mas será concluído em 2021, os estudantes continuarão recebendo material até que se possa promover atividades presenciais. Os estudantes que entraram no PJ este ano continuarão em 2021 mesmo que tenham concluído o ensino médio, e outros novos que quiserem aderir até lá também poderão, desde que se inteirem do tema e do material disponibilizado nos encontros online.

Por Câmara de Camanducaia Parlamento Jovem