Leandro Lopes de Toledo
- MDB
- Período: 2013/2016 - 2017/2020 - 2021/2024 - 2025/2028
- Leandro Lopes de Toledo - (Leandro do Jaguary) É o nosso Vice-Presidente da Mesa Direitora e foi eleito pelo MDB para o seu quarto mandato, sendo o Vereador mais votado do município com 595 Votos. Assumiu o cargo de Vereador em 01/01/2013 na Legislatura 2013-2016
Nascido na vizinha cidade de Cambuí, em 24 de julho de 1979, Leandro Lopes de Toledo, nosso atual Vice-Presidente, foi criado e fincou suas raízes no bairro Jaguary de Baixo, em Camanducaia, onde vive até hoje cercado por sua família. Gentilmente conhecido e querido por todos como "Leandro do Jaguary", ele começou sua atuação profissional ainda jovem; com apenas 12 anos teve seu primeiro registro na carteira ao trabalhar em uma chácara por dois anos e oito meses.
Após esse período, começou a trabalhar como produtor rural e, posteriormente, ingressou no empreendedorismo, administrando sua própria pousada na região. Casado com Rosana e pai orgulhoso de três filhas — Maria Clara, Kauany e Sofia —, Leandro construiu sua base de vida nos valores da família, do trabalho e da cooperação.
Sua trajetória comunitária começou muito antes de ingressar na política partidária; ele sempre foi uma presença ativa na organização de festas e eventos beneficentes, no apoio ao futebol amador e comunitário, e na atuação direta como membro da associação de moradores do seu bairro. Foi justamente convivendo com os desafios diários dos seus vizinhos que nasceu o desejo de se tornar vereador para fazer ainda mais pela população.
Sua caminhada rumo ao Legislativo começou nas eleições de 2008, quando disputou pela primeira vez. Embora não tenha sido eleito naquela oportunidade, Leandro não desistiu do seu propósito de servir à cidade. Com persistência e trabalho, foi eleito pela primeira vez em 2012 e, desde então, tornou-se uma das figuras públicas mais sólidas do município, exercendo mandatos consecutivos com grande destaque.
Sua liderança e capacidade de articulação o levaram à presidência da Câmara Municipal no biênio de 2021 a 2022, período em que deixou marcas profundas de inovação e compromisso histórico. Como presidente, Leandro promoveu um marco inesquecível ao articular a transferência de uma reunião ordinária diretamente para o distrito de São Mateus. Nessa sessão histórica e descentralizada, foi votada e dada a autorização para a pavimentação que liga o distrito até a Rodovia Fernão Dias, uma conquista grandiosa que mudou para sempre a realidade e a qualidade de vida de todos os moradores de São Mateus e do nosso município. Também durante a sua gestão na presidência, ele criou a Secretaria de Comunicação da Câmara, uma iniciativa pioneira para garantir total transparência aos atos do Legislativo através das redes sociais e da internet, aproximando ainda os cidadãos do trabalho dos vereadores e tornando as redes sociais da Câmara de Camanducaia referência em toda região.
No final de 2023, demonstrando seu espírito público e sua reconhecida habilidade com manutenção de estradas e articulação de equipes de obras, atendeu a um pedido do Prefeito e se afastou temporariamente da Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Serviços. Após cumprir essa importante missão no Executivo com dinamismo, retornou ao cargo de vereador no início de 2024.
No pleito para a legislatura de 2025-2028, Leandro do Jaguary fez história em Camanducaia ao se consagrar como o vereador mais votado de todo o município, com expressivos 595 votos, consolidando a conquista de seu quarto mandato consecutivo através de uma campanha pautada na transparência e no respeito. O trabalho parlamentar de Leandro é movido por bandeiras claras e estratégicas para o futuro da cidade: o apoio à zona rural, o fortalecimento das indústrias e o fomento ao turismo, com um olhar muito especial para o turismo rural.
Sua postura proativa e realizadora gerou conquistas históricas para nossa comunidade. Um dos maiores marcos de sua atuação foi a implantação do Distrito Industrial no bairro da Pinguela, um projeto que hoje atrai milhões de reais em investimentos e receita para o município e gera centenas de empregos para as famílias locais.
Ele também liderou ações fundamentais de infraestrutura que transformaram a mobilidade urbana e logística do município, como a pavimentação de grande parte da Avenida Perimetral Emydio Moreira Filho, a edificação da ponte de acesso ao novo distrito industrial, e a introdução pioneira na região do serviço de pavimentação com fresa asfáltica em diversos pontos da zona rural, além de participar ativamente do calçamento de inúmeros morros em comunidades do interior.
Além de todas essas obras estruturais, Leandro do Jaguary utiliza sua forte articulação política para buscar milhões de reais em emendas parlamentares destinadas a investimentos pesados na infraestrutura, no fortalecimento da saúde pública e no apoio a ações sociais que amparam os cidadãos que mais precisam. Acima de suas grandes conquistas materiais, o que realmente define a atuação de Leandro do Jaguary é o seu perfil de liderança agregadora e pacificadora.
Ele se mantém como um parlamentar permanentemente acessível, sempre aberto ao diálogo sincero e focado na união dos munícipes, trabalhando incansavelmente para derrubar barreiras e somar forças pelo crescimento constante de toda a nossa Comunidade.
- Comissões em que vereador atua:
- Atividade Legislativa:
TOQUE AQUI! - Mesa Diretora:
Vice - Presidente